Página Inicial
Introdução

Propósito e Alvos

Nós Valorizamos

Credo de Fé

Panorâmica histórica da Igreja Evangélica Reviver 

 
 
 

A Igreja Evangélica Reviver (Assembleia de Deus de Santo António dos Cavaleiros), está registada no Ministério da Justiça sob o nº 400, membro da Aliança Evangélica Portuguesa desde 1997 sob o nº 273 e sócia colectiva nº 33 do Desafio Jovem.

A 3 de Maio de 1981, o Pastor José António Lourenço iniciou as reuniões de culto a Deus em Santo António dos Cavaleiros, no espaço a que chamamos hoje “Vida Fixe”. Seguiram-se outros líderes, nomeadamente os Pastores Natálio Marques, Custódio, Jorge Pinheiro e em Janeiro de 1988 o pastor Alberto Silva assumiu o pastorado da congregação. Em 1991 iniciamos as nossas reuniões no Centro Comercial de Santo António, ainda como congregação da igreja de Loures.

Em Maio de 1996 a congregação obteve a sua autonomia, tornando-se a partir de então Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Santo António dos Cavaleiros. A sala de cultos que até então funcionava com a decoração de um velho cinema, foi sujeita a uma grande remodelação tornando-se numa das mais belas salas de culto do nosso país.

Poucos meses depois, na madrugada de 3 de Julho de 1996, aconteceu um dos momentos mais trágicos e tristes da nossa história. O centro comercial onde se situavam as nossas instalações, sofreu uma explosão seguida de incêndio, destruindo-o quase na totalidade. Todo o nosso esforço e investimento, desapareceu em escassos minutos.

Por causa deste acidente, começámos a reunir-nos nos pavilhões “Vida Fixe”, onde foi experimentado a grande fidelidade e o amoroso compromisso de muitos irmãos. Dizemos isto, porque nestas instalações eram sentidas baixíssimas temperaturas no Inverno e altíssimas no Verão. Só a fidelidade e tenacidade dos crentes tornou possível levar a cabo os objectivos a que a igreja se tinha proposto.

No ano de 2002  João Tito Silva é consagrado como pastor, reforçando assim o ministério com a sua juventude, dinamismo e visão.

No dia 24 de Novembro de 2002 assumimos o pastorado de uma congregação em Leiria, facto esse que nos levou a alterar o nosso nome para Igreja Evangélica Reviver, agora constituída pelas congregações de Stº António dos Cavaleiros e Leiria.

Em 2003 estabelecemos uma aliança de parceria e amizade com a Igreja “Sal da Terra” de Uberlândia, Minas Gerais – Brasil. Provérbios 18:24 “…há um amigo mais chegado que um irmão”. Esta aliança visa promover o relacionamento entre os dois ministérios e enriquecer ambos através de vários eventos e da aprendizagem espiritual que advém desse relacionamento.

Recebemos nesse mesmo ano os primeiros missionários da igreja “Sal da Terra”: Lazaro (Lazinho), Flávia e seus filhos. Embora tenham permanecido connosco por pouco tempo, esse foi de grande valia, pois o seu carinho, exemplo e influência jamais serão esquecidos. O Rubinho e a Betânia Pirola, membros daquele ministério, juntaram-se à nossa comunidade também, acrescentando à nossa vida bênção, talentos, sabedoria e um sentido novo de relacionamento cristão.
Em Fevereiro de 2004 a Igreja Reviver de Leiria mudou de instalações para um local maior e com melhores condições, para que o Evangelhos de Jesus possa ser anunciado a muita gente. 

No âmbito das parcerias, a 28 de Janeiro de 2005 o Pastor Alberto, o presbítero Armando Tavares e o Pastor Pedro Canito viajaram para Sleaford em Lincolnshire – Inglaterra, afim de estabelecer com a Igreja New Life Church Ministries uma aliança de amor.

Depois de vários anos nas instalações provisórias do “Vida Fixe”, Deus levou-nos de volta ao centro Comercial de St.António, mostrando-nos definitivamente que este era um novo caminho que Ele tinha para nós. Em Abril de 2005, depois de alguns meses de remodelações, inauguramos o actual Auditório Reviver, que possibilitou melhores condições para o desenvolvimento das nossas actividades e benefício da população de Santo António dos Cavaleiros.

Em Maio de 2005 foi consagrado ao ministério pastoral Pedro Canito, que em Agosto desse mesmo ano, com a sua família, se instalaram na Marinha Grande para assumir o pastorado da congregação de Leiria, onde Deus está a operar de uma maneira bela e firme.

Em 2006, de acordo com as novas normas da lei da liberdade religiosa a Igreja Reviver adquiriu o estatuto de pessoa colectiva religiosa.

No princípio deste ano de 2006, a igreja foi desafiada a “alargar a sua tenda…” (Isa.54:2)  e desta forma, iniciámos um trabalho pioneiro no Alentejo na zona de Odemira. O pastor Alberto Silva com zelo e alegria deu o seu melhor para o estabelecimento de um núcleo de irmãos naquele lugar. Em Setembro de 2009 enviamos os missionários Amadeu e Cintia Verdadeiro para a Boa Vista dos Pinheiros para continuarem o trabalho já estabelecido. Temos visto o mover de Deus naquela terra, trazendo pessoas à salvação e curando as feridas dos que estavam fracos. Os nossos missionários têm feito um trabalho único no meio dos jovens, através de aulas de viola e com um clube de skaters.
Por intermédio da vida e dedicação de alguns líderes da nossa comunidade, muitas igrejas e ministérios, tanto em Portugal como em outras nações do mundo, foram abençoados e tocados, pois o nosso desejo é “dar de graça, o que recebemos de graça” e chegar até aos confins da terra com a mensagem do amor de Deus.

Nesta visão, continuamos também a abençoar a vida de alguns missionários, nomeadamente os irmãos Jerónimo e Gina Silva, em Vilankulos. Contribuímos ainda com ofertas e suporte de oração para outros ministérios, quer em Portugal e no estrangeiro, como foi o caso da oferta de um veículo (Triciclo) para o Sri Lanka.

A igreja Evangélica Reviver participou a partir de 2006 no ministério “Go to the Nations” em parceria com a igreja “Sal da Terra”e anualmente esteve presente em Bolton,Flennsburg,Belfast,Bérgamo e Leiria.Tem sido um tempo de estreitamento de relacionamentos,procura de novas estratégias de evangelismo e sobretudo de percepção da direcção de Deus para as nossas comunidades.

A 27 de Maio de 2007, foi realizada a transferência do pastorado da congregação Reviver de Santo António dos Cavaleiros, do Pastor Alberto Silva para o Pastor Tito Silva. Foram momentos de grande emoção, quando o Pastor Alberto proferiu o discurso alusivo à transferência, frisando a graça de Deus derramada nesta igreja, mostrando-nos uma caminho que não tínhamos ideia viríamos a percorrer.  O Pastor Tito ficará assim à frente da congregação de Santo António, assumindo ainda o papel de Pastor Presidente da Igreja  Reviver, levando o rebanho do Senhor nesta localidade ao destino e propósito para o qual Deus o juntou.

No ano de 2009 iniciámos uma parceria com a igreja Life Church de Lincoln,no Reino Unido,pastoreada pelo Pr.William Prentice,o qual já nos tinha privilegiado com a sua presença e partilha no aniversário da igreja do ano anterior.Deslocou-se a Lincoln uma equipa liderada pelo Pr.Tito Silva e com vários elementos ligados a departamentos artísticos da igreja.Foi um tempo muito proveitoso e apreciado pela comunidade que resultou num novo convite para 2011 e na recepção de uma equipa da “Life Church” na nossa igreja neste mesmo ano.

Devido à grande expansão da Igreja Evangélica Reviver,sentiu-se a necessidade de ter alguém responsável por toda a área de administração e finalmente em Setembro de 2009 convidou-se a Maria do Céu Tavares, com um grande currículo em administração e gestão,para encabeçar este\ projecto o qual tem sido desempenhado com alto grau de competência, aliada à vantagem de libertar o pastor para funções espirituais e de suporte e apoio aos membros da comunidade.

Em Fevereiro de 2010,a Igreja Reviver de SAC foi enriquecida com a vinda do Samuel Correia para colaborar com o Pr.Tito Silva nas várias vertentes administrativas e espirituais.

Pela segunda vez,recebemos em 2010 os missionários da igreja “Sal da Terra”,Lázaro Borges(Lazinho),Flávia e filhos,para colaborarem connosco e dinamizarem o trabalho com os adolescentes e cooperarem nas várias áreas de actuação da igreja.

No dia 15 de Maio de 2010 foi estabelecida uma aliança de amor com a Igreja Vida Vitoriosa de Loures,passando a haver uma maior colaboração e partilha e o começo de uma nova caminhada espiritual em conjunto.

Em Setembro de 2010,depois de um desafio lançado à igreja, tomámos conta de uma congregação de irmãos na cidade de Elvas.Incrívelmente, foi o pastor Alberto Silva e a sua esposa Isabel,aquele já aposentado,que aceitou a incumbência de tomar conta do ainda pequeno rebanho do Senhor naquele lugar.Esperamos grandes coisas de Deus para a cidade de Elvas.

Em Janeiro de 2011 tivemos a despedida dos missionários da igreja “Sal da Terra”,Rubinho e Betânia Pirola que cooperaram connosco desde 2003 e que regressaram ao Brasil para uma nova etapa das suas vidas,mas que continuarão em colaboração connosco,aproveitando toda a experiência e conhecimento adquiridos nestes anos passados em terra lusa.

Esta simples resenha histórica,visa dar a conhecer um pouco melhor o que Deus tem feito por nós e através de nós e levar-nos a acalentar a esperança que,juntos e com Deus ao nosso lado,o futuro será certamente ainda mais risonho.